Selecione a área das perguntas frequentes que pretende consultar
O E360 é um sistema do Ministério da Educação que visa consolidar de forma centralizada, fiável, segura, os processos de gestão escolar dos alunos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Esta aplicação permitirá às escolas e organismos da Administração Educativa, a gestão do ciclo de vida do aluno proporcionando uma visão completa sobre o seu percurso educativo e fornecendo informação em tempo real sobre os alunos. Para os encarregados de educação é disponibilizado um conjunto de funcionalidades que contribuirão para uma maior simplificação e transparência de processos e o incremento da eficácia e da eficiência da sua interação com a Escola.
O E360 irá centralizar todos os processos de gestão escolar dos alunos. Através desta aplicação será possível ser notificado sobre avaliações, assiduidade e outros processos do aluno. Será também através do E360 que se realizará todo o processo de matrículas, renovações e transferências de alunos, independentemente da escola / agrupamento (tuteladas pelo Ministério da Educação), ciclo ou tipo de ensino.
O acesso ao E360 está restrito a intervenientes no processo de gestão de alunos: Encarregados de Educação, Docentes, Escolas e organismos centrais do Ministério da Educação.
Como Encarregado de Educação poderá aceder ao E360 via APP Caderneta do Aluno, disponível para telemóvel e tablet (Android ou IOS), procedendo ao seu descarregamento no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.caderneta.dgeec) e na Apple Store (https://apps.apple.com/pt/app/caderneta-do-aluno/id1504292952). O acesso é feito através da Chave Móvel Digital dos encarregados de educação ou dos alunos. A escola não tem interferência neste processo e todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do governo, não tendo a escola qualquer controlo na gestão de acessos ou criação de acessos. Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e sua associação a um número de telemóvel podem ser consultadas em www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital.
A aplicação Caderneta do aluno, permite ao Encarregado de Educação e também ao aluno, de forma rápida e intuitiva, consultar: dados de registo biográfico do aluno e do Encarregado de Educação, horário do aluno, identificação do diretor de Turma e seu horário de atendimento, ocorrências, faltas, sumários, listas de tarefas e avaliação. Permite também justificar faltas. Se for Encarregado de Educação de mais de 1 aluno todos os educandos irão estar associados ao seu perfil. No caso de alteração de Encarregado de Educação terá de se dirigir à secretaria da escola com o documento comprovativo dessa necessidade.
Qualquer questão sobre esta aplicação deve ser endereçada para o email: cadernetadoaluno@dgeec.mec.pt.
O E360 cumpre toda a legislação de acesso a dados pessoais e de segurança de informação. Garante-se, portanto, que os dados dos alunos apenas serão utilizados para a gestão escolar e com acessos restritos a cada tipo de perfil.
Não existe qualquer restrição de browsers para aceder ao E360. No entanto, a fim de garantir a melhor experiência de navegação possível, recomenda-se a utilização de um dos seguintes browsers (e correspondente versão): Internet Explorer (versão 11), Google Chrome (versão 40 ou superior), Microsoft Edge (versão 13 ou superior), Mozilla Firefox (versão 40 ou superior), Opera (versão 30 ou superior) ou Safari (versão 6 ou superior).
Os encarregados de educação e alunos apenas têm acesso via APP Caderneta do Aluno.
Poderá encontrar mais informações sobre Matrículas na página da DGEstE.